Jornada de Psicanálise: inscrição aberta

DATA: 04 de MAIO/2019 – SÁBADO HORÁRIO: DAS 08H30 ÀS 17H30
PROGRAMAÇÃO:
08h00: recepção DOS PARTICIPANTES – CREDENCIAMENTO
08h30: ABERTURA

08H40: 1ª. mESA DE DISCUSSÃO – oRIENTADOR: BRUNO MARTE, psicanalista e professor do inpsi
TEMA: A infância sob o olhar da Psicanálise: Desafios na sociedade contemporânea, na busca continua desvelar os tabus culturais. Convidada: AMANDA LINOProfessora, Mestre em Educação (UFSCar), cursando Psicanálise (INPSI)
A teoria psicanalítica inaugura uma nova forma de olhar a criança, rompendo com a idealização dos conceitos de criança e infância, traduzindo –  se em uma concepção real, inquirindo tabus consolidados socialmente nos diferentes campos: socioeconômicos, religiosos, políticos e culturais que constituem a sociedade contemporânea em torno da sexualidade e sua complexidade.
TEMA: A Infância no Instagram: um olhar psicanalítico sobre crianças influenciadoras digitais. Convidado: antonio souzaPublicitário, Mestre em Educação e Cultura (UNISO), cursando Psicanálise (INPSI)
O trabalho busca compreender a dinâmica do intrincado contexto contemporâneo: o desejo dos pais, a economia da imagem e a constituição da criança diante dessa exposição, que se torna a pequena fábrica produtora de imagens que alimentam fantasias e desejos. Para amparar esse estudo, Freud e Lacan são os grandes referenciais da psicanálise; no campo da comunicação e cultura, a sustentação vem das teorias de Flusser e Bauman.

10h00: coffee break

10h15:1ª. Conferência – tema: o diálogo entre a literatura e a psicanálise a partir do jogo linguístico do encobrimento
convidada: simone vianna
Licenciada e bacharel em Letras – Língua Portuguesa (UNICAMP), Especialista em Educação (Universidade de Franca)  e Mestranda em Literatura Brasileira (UNICAMP)
Apresenta a análise dos processos linguísticos relacionados à sexualidade, na obra Amar, Verbo Intransitivo, de Mário de Andrade, tema controverso para a época: a iniciação sexual de Carlos, encomendada por seu pai, e a protagonista alemã que atua como “professora do amor”. Um tabu social (FREUD, 2013 [1917]), a sexualidade é trabalhada na obra de modo velado. Em diálogo com a práxis psicanalítica, a pesquisa busca analisar como a materialidade linguística da obra encobre a sexualidade e, ao mesmo tempo a revela, através de metáforas, construções sintáticas incompletas, alusões, metonímias e deslocamentos de sentido e, de maneira especial, negações e racionalizações (FREUD, 2011 [1925]) daquilo que foi anteriormente afirmado.

12h00 – ALMOÇO

13H30: 2ª. mESA DE DISCUSSÃO– ORIENTADOR: BRUNO MARTE, PSICANALISTA E PROFESSOR DO INPSI
TEMA: Fábrica de ilusões e o mercado do autoconhecimento: a busca da felicidade e a negação da vida – uma reflexão a partir de Freud. Convidada: MARIANA BORGES FELIPEPsicanalista (INPSI), Professora de Educação Física (AES) e estudante de Filosofia.
A partir de um olhar psicanalítico será discutido como os discursos de “tenha uma vida maravilhosa” operam no imaginário das pessoas, alimentando suas fantasias infantis e impedindo o contato com a realidade na forma como ela se apresenta. O homem passa boa parte da vida negando sua própria contraditoriedade e ambivalência.
TEMA: As “tecnologias do espírito” como sintoma do mal-estar na civilização.
Convidado: ARIAM DE CASTILHO CURYPsicanalista (INPSI), Professor, e Mestre em Filosofia da Educação FE/USP.
A contemporaneidade tem assistido a proliferação de diferentes abordagens terapêuticas que prometem a redução do mal-estar. Embora diferentes entre si, essas práticas possuem um mesmo vício de origem, a saber, uma abordagem tecnológica da prática terapêutica. Este trabalho busca discutir essas tecnologias como um sintoma do mal-estar na civilização tal como este é descrito por Freud.

15h00: coffee break

15h20: 2ª. Conferência tema: de freud a lacan: o discurso do desejo na clínica contemporânea
convidado: arnaldo domingues oliveira
Psicanalista, Médico graduado pela Faculdade de Córdoba (Argentina), Professor do CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos (SP) e Fundador do Etc. e Tal – Psicanálise & Sociedade.
A conferência abordará o caminho da compreensão do Desejo em Freud, seja presente no sonho ou expressão da sexualidade, e no setting analítico. Pretende discutir a questão: o que é um desejo? Outra resposta rápida seria: Uma ideia (vorstellung) ou um pensamento. Portanto, o desejo se dá ao nível da representação (simbólica) tendo como correlato a fantasia (imaginária). Assim, nós podemos afirmar que o desejo nasce articulado ao simbólico na teoria psicanalítica

17h30 – ENCERRAMENTO DA JORNADA

PARA CELEBRAR O ANIVERSÁRIO DE SIGMUND FREUD SERÃO SORTEADOS DOIS QUADROS E LIVROS DO PAI DA PSICANÁLISE.



VALORES PARA INSCRIÇÃO FEITA ATÉ 30 DE ABRIL/2019:
R$ 75,00 PROFISSIONAIS – R$ 55,00 ESTUDANTES DAS ÁREAS PSI
  

LOCAL: MENSSANA PSICOLOGIA E PSICANÁLISE
ENDEREÇO: Rua Esmeraldo Tarquínio, 53
Rua no final da pista de caminhada do Parque Campolim

DADOS PARA DEPÓSITO:  INPSI – Instituto Nacional de Psicanálise
Banco Santander – Agência 0784    CC 13001122-3
A inscrição será finalizada com ficha preenchida e comprovante de pagamento enviados para a organização: inpsi.sp@gmail.com (15) 99615 6543 WhatsApp

Deixe seu comentário!

Conversar
Seja bem-vindo(a)!
Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o INPSI.