Psicanálise & Cultura: PsiCULT segue programação com nova parceria

A Oficina Cultural Grande Otelo, de Sorocaba, é parceira do INPSI para a realização do PsiCULT até o mês de novembro, mantendo a mesma proposta do projeto, porém, agregando um público novo para o evento. 

“Para ambos, INPSI e Oficina, a parceria traz justamente essa possibilidade, de chegar a grupos diversos, somar ações que contribuem para a discussão da cultura contemporânea. No caso do projeto, oferecer o viés da Psicanálise para a reflexão sobre a sociedade atual”, diz a psicanalista Andréa Freire, atual presidente do INPSI.

Jeanine Panossian

A parceria teve início neste mês de setembro com o tema: “A alma é o corpo: quando a boca cala, o corpo fala”, tratando da Psicossomática, nas abordagens da psicanálise e da psicoterapia sistêmica, com os convidados: a psicóloga Jeanine Panossian e o médico/psicoterapeuta Sérgio Hübner. 

No encontro realizado no último dia 21, na Oficina Cultural Grande Otelo, o público conheceu as abordagens do psicanalista argentino Luis Chiozza e a visão sistêmica da família e o adoecimento. Veja a proposta das colocações aqui.

Sérgio Hübner



O local recebeu uma participação efetiva de público, reafirmando a importância do projeto que conta com assíduos participantes e agregando um novo grupo formado por frequentadores da Oficina.

O INPSI agradece a adesão da Oficina, nas pessoas de Bernadete Pacheco (coordenadora), Merlin Kern Sarubo e Felipo Abreu, na realização do PsiCULT neste trimestre.

Abaixo, Bernadete Pacheco fala sobre a parceria:

“A articulação e o fortalecimento de parcerias com diferentes instituições tem sido premissa e um dos eixos norteadores de todo o trabalho que a Oficina Cultural Grande Otelo vem desenvolvendo ao longo do ano, e a parceria como INPSI – Instituto Nacional de Psicanalise é mais uma delas.
Além disso, a GO sempre considerou privilegiar em sua programação o encontro, a troca, a experimentação, o acesso à informação em combinação com múltiplas redes de conexão, o que veio ao encontro da proposta  do PSICULT – PSICANÁLISE & CULTURA, que estabelece e propõe muito claramente o dialogo para estimular reflexões centrado na realização de palestras e debates a respeito de temas pertinentes ao indivíduo e à sociedade, contextualizando o modo como a psicanálise contemporânea posiciona-se diante da cultura.
O pensamento da GO voltou-se para a ideia de gerar novos dispositivos que contribuam para a manutenção de ambiente hibrido, sem molduras rígidas entre os diversos saberes relacionados às artes.


É importante ressaltar que num exercício de renovação constante essa é mais uma oportunidade de comunicação com nosso público além de excelente momento para trazer pessoas que ainda não conhecem o trabalho que a Oficina Cultural Grande Otelo desenvolve que por ora atende em sede provisória a Rua Ramos de Azevedo, 277″.








Bernadete Salto Azeredo Pacheco
Coordenadora OCG

Deixe seu comentário!

Conversar
Seja bem-vindo(a)!
Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o INPSI.