PsiCULT termina e inicia um novo ciclo com satisfação e novidade!

Área de Convivência do Sesc Sorocaba

A última edição do PsiCULT, de agosto, superou expectativas e encerrou a parceria com o Sesc Sorocaba com uma noite que confirma a importância do projeto e sua continuidade. Agora em parceria com a Oficina Cultural Grande Otelo, lugar de fomentação da cultura, que também vem a somar com o INPSI na realização dos encontros. A próxima edição do PsiCULT será no dia 21 de setembro, quarta-feira, 19h30, entrada gratuita. A Oficina fica na rua Ramos de Azevedo, 277 (rua próxima da Avenida Afonso Vergueiro). Em breve divulgaremos tema e convidados com uma reportagem especial sobre a nova parceria.

Psicose foi tema do evento para grande público

O INPSI agradece a adesão do Sesc Sorocaba ao projeto nas edições deste ano e ressalta a importância da instituição em atividades culturais, envolvendo a saúde, a educação e a disseminação do conhecimento em suas diversas vertentes. Voltaremos com uma nova proposta em parceria com o Sesc Sorocaba. Agradecemos as equipes que proporcionaram conforto e condições propícias para a realização do PsiCULT.


A loucura de todos nós e a discussão da Psicose

Letícia Lucas e Camila do Amaral


As convidadas Camila do Amaral, psicóloga e psicoterapeuta psicanalítica e Letícia Lucas, médica psiquiatra, apresentaram importantes colocações para a discussão do tema, que instigou a participação dos presentes. O debate sob pontos de vista distintos convergiram para uma reflexão de que ambas as áreas podem trabalhar juntas e a medicina psiquiátrica seguir na contramão da medicalização desmedida, ao contrário, privilegiando a instância psíquica do sujeito e a busca pela psicoterapia no cuidados dos sintomas. 

Médica psiquiatra e psicoterapeuta psicanalítica

A psicose que habita em todos suscitou questionamentos pertinentes sobre a loucura que o ser humano carrega em si. Não restritamente sob o aspecto psicopatológico, mas no funcionamento do sujeito, sua forma de interagir com as pessoas, consigo e o realidade ao seu redor. A visão psicanalítica contribui para quebrar preconceitos, na compreensão do indivíduo, na leitura da sociedade, bem como uma forma de vivenciar a saúde emocional. 

Cada convidada fez sua colocação para discussão



As colocações das convidadas passaram da teoria à prática, com exemplos históricos e contemporâneos, que ilustraram as colocações, atendendo a proposta do projeto: discutir temas da Psicanálise na intersecção com a Cultura e a sociedade atual.

A Área de Convivência do Sesc Sorocaba recebeu um grande público, que motiva a realização do PsiCULT, bem como confirma a importância do projeto que atende a demanda de muitos interessados e contribui para levar a Psicanálise cada vez mais perto das pessoas, valorizando esta técnica psicoterapêutica com mais de um século de vida e a atuação dos profissionais da área.

Público interessado



Mais uma vez, nosso obrigado à parceria do Sesc Sorocaba e também agradecemos a adesão da Secretaria de Estado da Cultura, representada pela Oficina Cultural Grande Otelo, que agora disponibiliza suas dependências para a realização do PsiCULT em setembro, outubro e novembro deste ano.

Área de Sesc ofereceu acomodação a todos
Público se interessou e participou

Deixe seu comentário!

Conversar
Seja bem-vindo(a)!
Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o INPSI.