PsiCULT: evento continua com público interessado
Regina e Raphael |
O último encontro do PsiCULT, dia 13, deu sequência à discussão sobre Narcisismo, a partir do texto de Freud, com os convidados Regina Medeiros (psicanalista) e Raphael Taricano (publicitário com especialização em Semiótica Psicanalítica – PUC/SP), que falaram sobre “Narcisismo e Contemporaneidade: o Eu e o Outro”, na Área de Convivência do SESC Sorocaba, parceiro do INPSI na realização do projeto.
Abordaram as relações da pós-modernidade, os vínculos frágeis, as patologias envolvendo o narcisismo, a mídia como influência, bem como o caráter saudável do narcisismo, que diz respeito à constituição do sujeito, pois faz parte de todo o indivíduo.
“No narcisismo encontra-se também nossa autoestima, o amor-próprio, o reconhecimento das próprias potencialidades, o investimento em profissões em que é um componente natural, como de cantores, atores, professores, palestrantes, entre outras, em que a exposição faz parte do trabalho”, diz a mediadora do debate, Andréa Freire, psicanalista e diretora do INPSI.
Segundo ela, há ainda um estigma envolvendo o Narcisismo, uma vergonha, um juízo condenatório ao termo. “Existem sim sujeitos que funcionam numa personalidade narcísica que não reconhecem o outro, mas é preciso entender que tal constituição envolve fatores internos e externos que predominaram desde a mais tenra idade. Dependendo do grau do narcisismo, a pessoa pode aprender a ver o outro, a descer do trono de rei e a lidar com as frustrações de nem sempre ser atendido”, completa.
“A IDEALIZAÇÃO DO AMOR”: próximo tema do PsiCULT
Henrique Senhorini |
Para a fechar a triologia de temas em torno do texto de Freud, no próximo dia 27 de abril, quarta-feira, será exibido o filme “Ela”, no anfiteatro do SESC Sorocaba, com entrada gratuita, às 19 horas, tendo logo em seguida a análise da história feita pelo psicanalista Henrique Senhorini, de São Paulo, que também é psicólogo e supervisor clínico. Docente convidado do ILPC – Instituto Latino americano de Psicanálise Contemporânea e do CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos. Autor de “Psicanálise e Cinema no Mundo Digital: o blog como dispositivo de transmissão” in: Cinema e Psicanálise – vol. 5 – São Paulo – nVersos Editora, 2014. Fundador do blog CineFreudiano.
“ELA”
Sinopse: Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador e acaba se apaixonando pela voz (Scarlett Johansson), dando início a uma relação amorosa. Faixa etária de público: 14 anos.
Não é necessário se inscrever, basta comparecer.
O SESC Sorocaba fica na Rua Barão de Piratininga, 555. Informações pelo e-mail: inpsi.sp@gmail.com ou no perfil do Facebook Inpsi Psicanálise.
Veja as fotos do último evento:
Regina Medeiros e Raphael Taricano |
Público presente |
Psicanálise & Cultura no SESC Sorocaba |
Parceria SESC Sorocaba e INPSI promove discussão sobre Narcisismo |
Público composto por pessoas do universo psi e interessados |
Deixe seu comentário!