PSICULT 2016
O Sesc Sorocaba agora é parceiro do INPSI na realização do projeto PsiCULT, desenvolvido desde 2015, que discute obras de Freud, fazendo um paralelo entre a Psicanálise e a Cultura. As atividades acontecerão na Área de Convivência e no Teatro do Sesc Sorocaba, com entrada gratuita e aberta a todos os interessados, na rua Barão de Piratininga, 555.
Ter o Sesc Sorocaba também como um realizador do projeto amplia a proposta do PsiCULT, pois agregará um público maior e diversificado. A instituição é pautada no compromisso de proporcionar ações culturais e educacionais.
“O Sesc Sorocaba norteia suas ações educativas e socioculturais de acordo com as diretrizes institucionais de educação não formal e formação de novos públicos, democratização dos bens e equipamentos culturais e difusão de atividades nas áreas físico-esportivas, ação social, linguagens artísticas, cultural e de educação para sustentabilidade. Buscando em suas ações estimular dimensões humanas como o sentir, o pensar e o agir”, explica o agente de educação ambiental, Alexandre Anezio, responsável pela programação neste setor.
Para a diretoras do INPSI, as psicanalistas Andréa Freire e Patricia Lopes Martin, a parceria amplia o objetivo do PsiCULT, que é promover reflexões e discussões para o autoconhecimento, motivando novos vértices de compreensão do indivíduo e da sociedade.
Em 2015 o projeto foi realizado no espaço Café com Gato, sendo muito bem recebido pela proprietária Fabiana durante aquele ano e os interessados que compareceram. Mas devido ao crescimento de público as atividades foram para um local que pudesse responder à demanda de procura. Bem como o INPSI contou com o apoio da Phito Fórmulas, que disponibilizava seu auditório para exibição e discussão de filmes. “Foram parceiros que acreditaram em nosso projeto e apoiaram sem restrições nossas atividades. Somos agradecidas aos dois”, ressaltam as diretoras do INPSI.
O PsiCULT neste ano inicia com o texto “Narcisismo” de Sigmund Freud, norteando três encontros. Acompanhe a programação. Participe!
Mais informações pelos telefones: (15) 3017 8797 e 99615 6543. Pelo e-mail: inpsi.sp@gmail.com. A programação pode também ser acompanhada pelos perfis no Facebook: Inpsi Psicanálise e Sesc Sorocaba, ou no site: www.sescsp.org.br.
Dia 16 de março de 2016
Quarta-feira, 19h30
Área de Convivência – Grátis
Tema: “Narciso: o espelho que nos habita”
Convidada: Angela Cristini Gebara, psicóloga, Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP) e Doutora em Psicologia Clínica (USP).
Sinopse: A identificação com o outro como reflexo de nossa constituição psíquica. Segundo Freud, também podemos amar de forma narcísica, isto é, o objeto amoroso passa a ser a busca de si mesmo.
Regina Medeiros |
Raphael Taricano |
Dia 13 de abril de 2016
Quarta-feira, 19h30
Área de Convivência – Grátis
Discussão do tema: “Narcisismo e Contemporaneidade: o Eu e o Outro”
Convidados: Regina Medeiros, psicanalista e Raphael Taricano, publicitário e especialista em Semiótica Psicanalítica (PUC SP).
Sinopse: Diante de um novo parâmetro social e tecnológico, em que a solidez das relações humanas se des-conectam, o Eu e o Outro formam frágeis laços, deixando evidente a sensação de desamparo e solidão.
Henrique Senhorini |
Dia 27 de abril de 2016
Quarta-feira, 19h00
Exibição do filme “Ela” (Her)
Direção de Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams e Chris Pratt.
Duração: 126 minutos – Faixa etária: 14 anos
Sinopse: Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz (Scarlett Johansson) deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos.
Após a exibição haverá uma abordagem analítica sobre o filme.
Teatro – Grátis
Tema: “A idealização do amor”
Convidado: Henrique Senhorini, psicanalista, psicólogo e supervisor clínico. Docente convidado do ILPC – Instituto Latino americano de Psicanálise Contemporânea e do CEP – Centro de Estudos Psicanalíticos. Autor de “Psicanálise e Cinema no Mundo Digital: o blog como dispositivo de transmissão” in: Cinema e Psicanálise – vol. 5 – São Paulo – nVersos Editora, 2014. Fundador do blog CineFreudiano.
Deixe seu comentário!