Formação em Psicanálise
O programa de formação do INPSI segue o tripé freudiano, oferecendo conceitos dos principais teóricos da Psicanálise: conhecimentos teóricos, análise pessoal e supervisão.
Conheça nossa trajetória nas redes sociais:
Apresentação
A didática segue os critérios de respeito e comprometimento com a Psicanálise. Os professores são habilitados para ministrar as aulas. Profissionais atuantes na área, em constante atualização e com especialização para oferecer conteúdos teórico-práticos essenciais à formação.
Os módulos abrangem as teorias de Sigmund Freud essencialmente, além de teóricos pós-freudianos, da escola inglesa e francesa: Melanie Klein, Donald Winnicott, Wilfred Bion e Jacques Lacan.
Sobre O Curso
O curso de Formação em Psicanálise tem duração de 36 meses, com aulas semanais, distribuídas da seguinte forma:
- Teoria das Pulsões
- Primeira e Segunda Tópicas
- As Fases Psicossexuais e o Complexo de Édipo
- Neurose
- Psicose
- Narcisismo
- Perversão
- Casos Clínicos
- Técnica Psicanalítica 1, 2 e 3
- Luto e Melancolia
- Adicções e Psicanálise
- Psicanálise Infantil e de Adolescente
- Textos de Técnica e Metapsicológicos de Freud
- Escola Inglesa, Escola Francesa
- Distúrbios e Transtornos Contemporâneos
- Psicanálise na Cultura em Freud 1 e 2
- Supervisão e Pesquisa em Psicanálise
- Entre outros módulos
Todo módulo traz obras dos teóricos para abordagem em sala de aula, com estudos de importantes artigos e textos publicados.
Seminários teóricos e clínicos foram incorporados à grade de formação como atividades extra-classe, oferecendo mais estudo e transmissão da Psicanálise.
Além de uma metodologia que privilegia o acesso ao conteúdo, os alunos têm acesso à leitura teórica, tendo contato com os conceitos diretamente dos teóricos.
No final do curso, o aluno apresenta um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para obtenção do Certificado de Psicanalista.
Para matricular-se, é necessário possuir graduação e fazer uma entrevista, na qual o candidato apresenta suas intenções.
A Formação em Psicanálise do INPSI é dirigida a todos que desejam adquirir conhecimentos em Psicanálise e aos que desejam se dedicar como psicanalistas. A profissão de psicanalista é livre no Brasil, e consta na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do
Trabalho – Portaria 397/MTE de 09/10/2002, sob o n° 2515.50, podendo ser exercida em todo o território nacional.