PsiCULT amplia proposta de discussão

Área de Convivência

A nova edição do  PsiCULT, realizado pelo INPSI desde 2015, retorna com evento que superou as expectativas. Neste ano conta com a parceria do SESC Sorocaba na realização do projeto, sediando as atividades.

A cada encontro o PsiCULT reunia um público maior. Com o espaço da Área de Convivência do SESC a proposta de chegar a um número maior de pessoas e perfis diversificados foi ampliada. Jovens, adultos, casais, estudantes, profissionais da psicanálise e da psicologia se encontraram para discutir a primeira obra do ano: “Narcisismo”, de Sigmund Freud, que norteará ainda mais dois encontros.

No último dia 16 de março, a psicóloga Angela Gebara, mestre em Psicologia da Saúde (UMESP) e doutora em Psicologia Clínica (USP), abordou o tema “Narciso: o espelho que nos habita”, tratando da conceituação do Narcisismo, a constituição no sujeito e as implicações nos relacionamentos. A participação do público enriqueceu a discussão.

Já no primeiro encontro a parceira INPSI e SESC Sorocaba satisfez a ambos, pois além de trazer um novo público ao local, os frequentadores assíduos puderam ter acesso a um conhecimento oferecido gratuitamente e num espaço para todos ficarem à vontade. 

“A noite foi um retorno gratificante do projeto, pois atingimos nossa meta de discutir Psicanálise e Cultura, num formato aberto para pensamentos, questionamentos e aquisição do conhecimento livre”, ressaltam as diretoras do INPSI, as psicanalistas Andréa Freire e Patricia Lopes Martin.

Público do PsiCULT

O técnico de programação do SESC Sorocaba, Alexandre Anezio, logo após o encontro, mostrou-se animado e satisfeito com a realização da palestra e participação do público, que também reflete o perfil das atividades da instituição.




O PROJETO – PROGRAMAÇÃO

O PsiCULT discute em três encontros uma obra de Freud, como dito, “Narcisismo” iniciou este ano.  

Seguirá com um debate feito pelos convidados: Regina Medeiros, psicanalista e Raphael Taricano, publicitário e especialista em Semiótica Psicanalítica (PUC-SP), com o tema “Narcisismo e contemporaneidade: o Eu e o Outro”, no dia 13 de abril, quarta-feira, 19h30, Área de Convivência do SESC Sorocaba, entrada gratuita, não é necessário inscrever-se. 

Henrique Senhorini

No dia 27 de abril, quarta-feira, 19h00, será a vez da exibição do filme “Ela”, tendo logo após a análise psicanalítica da história, feita pelo psicanalista Henrique Senhorini, de São Paulo. Tema: “A idealização do amor”. Senhorini é também psicólogo e supervisor clínico, professor, autor de “Psicanálise e Cinema no Mundo Digital: o blog como dispositivo de transmissão” in: Cinema e Psicanálise – volume 5 – São Paulo – nVersos Editora, 2014 e fundador do blog CineFreudiano.

Sinopse: Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador e acaba se apaixonando pela voz (Scarlett Johansson), dando início a uma relação amorosa. Faixa etária de público: 14 anos. Será exibido no Teatro do SESC Sorocaba, com entrada grátis, sem necessidade de inscrição prévia.

Raphael Taricano
Regina Medeiros

Mais informações pelo e-mail: inpsi.sp@gmail.com e no perfil Inpsi Psicanálise no Facebook.

Deixe seu comentário!

Conversar
Seja bem-vindo(a)!
Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o INPSI.