PsiCULT: projeto discute Psicanálise & Cultura

O INPSI – Instituto Nacional de Psicanálise, de Sorocaba, realiza o projeto PsiCULT, com o objetivo de estimular reflexões a respeito de temas pertinentes à contemporaneidade, com palestra, filme e debate. 

As atividades acontecerão neste ano às quartas-feiras, 19h30, no Sesc Sorocaba, rua Barão de Piratininga, 555. O projeto é aberto ao público em geral, não apenas para profissionais e estudantes da área. Neste ano o Sesc Sorocaba é parceiro e atua como realizador ao lado do INPSI. A programação consiste em palestra, debate e exibição de filme com análise psicanalítica.


“A psicanálise não está fora da cultura e vice-versa, pois a compreensão do indivíduo também passa pela análise da sociedade em que está inserido, somos seres atravessados pela linguagem, pela cultura e pela civilização. A subjetividade do sujeito se constrói através da sua percepção de mundo, mas antes de fazer qualquer escolha subjetiva já habita o discurso de seus pais. Compreender a sociedade também nos leva a entender melhor as aspirações do indivíduo”, diz a psicanalista, Patricia Lopes Martin.

Segundo ela, o projeto visa despertar reflexões que vão além do senso comum, para uma visão mais apurada sobre si mesmo. “O modo como construímos a nossa realidade e nos relacionamos com ela revela a nós mesmos. A psicanálise suscita perguntas que nos tiram da ‘zona de conforto’ e passamos a entender que somos responsáveis pela nossa história”, completa.

De acordo com a psicanalista Andréa Freire, o PsiCULT tem um olhar que enxerga o indivíduo inserido na sociedade que o envolve e influencia, porém também mostra que cada um tem seu próprio mundo interno, construído a partir das experiências vividas e a forma como são internalizadas. “Não podemos dizer que todos são iguais por viverem numa mesma sociedade. A Psicanálise trata da singularidade da pessoa, mas não descarta a realidade que a cerca”, completa.

Reportagem no jornal Cruzeiro do Sul

“O Mal Estar na Civilização” foi a primeira obra a ser discutida no projeto. Atualmente o trimestre está sendo finalizado com “Os Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade”, ambas de Freud.

A psicóloga e psicanalista Deomara Damasceno fez a análise do filme “A Pele que Habito”, de Pedro Almodovar

Público do PsiCULT no auditório da Phito Fórmulas, em agosto

Após a exibição do filme ocorreu a discussão com o público


Espaço Café com Gato em julho


A psicanalista Regina Medeiros discutiu o tema “Medo e Liberdade”

Alunos do INPSI e interessados

A psicóloga Andréa Berti analisou o filme “Homens, Mulheres e Filhos”

A discussão acontece após o filme

O psicanalista Bruno Marte deu início ao projeto com “O mal estar na civilização”

O PsiCULT atraiu grande público logo de início

Deixe seu comentário!

Conversar
Seja bem-vindo(a)!
Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o INPSI.